O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender. Para isso, são utilizados como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. O Ensino Fundamental busca a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. Também visa ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores. Visa ainda ao fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Metodologia

A metodologia de ensino pressupõe educadores cristãos, comprometidos com a causa da educação. Os professores devem ser competentes na sua especificidade, com visão holística, sensíveis aos problemas sociais e agentes de transformação dentro de uma dimensão apostólica fundamentada na espiritualidade de Madre Francisca Lecher.

Proposta Pedagógica

A ação pedagógica baseia-se numa proposta de Educação Evangélico-Libertadora, alicerçada na ética cristã, como também em princípios estéticos, políticos e éticos, que responda aos desafios da pós-modernidade.

Avaliação

Menções trimestrais

A cada trimestre, os educadores da EMA emitem pareceres descritivos para as séries iniciais no Ensino Fundamental. Para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio são elaborados boletins com as menções A (Atingiu os objetivos propostos), AP (Atingiu Parcialmente os objetivos propostos) e NA (Não Atingiu os objetivos propostos). O fechamento do processo é realizado em Conselho de Classe, no qual professores e setores avaliam o conjunto da série e o aproveitamento de seus alunos.

Menções Finais

A (Aprovado )

R ( Reprovado )